A importância da Arquitetura da Informação para Websites

 

Por Danielle S. Ramos

A Arquitetura da Informação (AI) de um website é a forma como o conteúdo desse website está organizado e estruturado, de forma a orientar a navegação do usuário pela página.

Essa arquitetura deve conter uma estrutura bem definida, distinguindo claramente as áreas principais e secundárias, organizando as informações de acordo com a sua importância e hierarquia.  Além disso, essa organização do conteúdo de um site deve facilitar a navegação e as decisões do usuário através de uma estrutura coerente e nomenclaturas adequadas. É através da Arquitetura da Informação que podemos oferecer ao usuário uma navegação intuitiva e facilidade na busca por informações.

Para alcançarmos a organização ideal, são necessários estudos e pesquisas para que possamos definir a melhor estrutura considerando os objetivos do site, o perfil do público-alvo e as tendências para os sites de uma mesma área com relação a essa estrutura e às nomenclaturas utilizadas.

Devemos ainda estar atentos ao uso adequado de ícones e outros elementos de navegação que facilitem a navegação e identificação das informações do website.

Uma arquitetura de informação bem construída melhora a qualidade das visitas ao seu website, contribui para que o usuário acesse as informações mais importantes e aquelas que você deseja apresentar com prioridade de forma objetiva e com maior agilidade, permite que o usuário saiba onde está durante a navegação pelo site e pode evitar que ele abandone a navegação antes de encontrar o que procurava seja por encontrar um conteúdo mal organizado ou por não conseguir encontrar o que esperava dentro de um tempo aceitável.

Assim, você garante que todo o conteúdo que disponibilizou poderá ser acessado com facilidade e o usuário não ficará perdido na imensidão de informações contidas no site, sem aproveitar toda aquela informação.

Abaixo, segue uma sugestão de lista de passos para a construção da arquitetura de informação de um site:

  • Relacionar o conteúdo a ser disponibilizado no site;
  • Organizar o conteúdo em áreas para a estruturação das informações;
  • Definir a importância para cada área de acordo com os objetivos do seu site, o tema do site, seu público-alvo, etc.;
  • Montar a arquitetura necessária para priorizar as informações de acordo com importância definida para cada uma delas;
  • Definir a nomenclatura para as áreas – menus, sub-menus, chamadas, etc., levando em consideração a sua área de atuação, as tendências para sites do mesmo ramo o e o perfil do público-alvo.

Artigo original: http://daniellesramos.wordpress.com/2008/06/27/a-importancia-da-arquitetura-da-informacao-para-websites/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *