Focus Group, pesquisa qualitativa.

 

O Focus Group é uma técnica utilizada em pesquisas qualitativas com muitas finalidades.

É possível identificar, em pesquisa social, uma forma de abordagem que se tem afirmado como promissora possibilidade de investigação, a pesquisa qualitativa, que surgiu no seio da Antropologia e da Sociologia, e que nos últimos 30 anos ganhou espaço em áreas como Psicologia, Educação e Administração de Empresas.

A pesquisa qualitativa costuma ser direcionada e não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise dos dados; seu foco de interesse é amplo e dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é freqüente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.  Conheça mais sobre esta ferramenta de pesquisa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *